Conteúdo‎ > ‎

Propostas para a Rio+20

» Experiência de Carla Stoicov pela Tistu. « 
» Documentos disponíveis para download no final da página ou na seção Geração de Conhecimento. « 


Pesquisa e redação dos textos preparatórios para a Rio+20 e apoio no desenho das oficinas de construção das propostas. Os temas trabalhados foram:
  1. Cidades Sustentáveis e Inovação
  2. Produção e Consumo Sustentáveis (PCS)
Os textos foram preparados inicialmente com o objetivo de fornecer subsídios para as discussões sobre o tema e embasar as propostas que foram construídas por representantes de  empresas, da sociedade civil organizada e da academia. O texto final foi encaminhado ao governo brasileiro e continha propostas que endereçavam questões para a ONU, o governo, as empresas e o mercado.

Todo o processo de construção das propostas se deu de forma colaborativa e participativa, trabalhando as decisões por consenso. As versões do documento representam o avanço da consolidação do tema por meio da construção coletiva. Abaixo estão descritos os objetivos específicos de cada versão do documento:

Versão 1 (em anexo)

Tema: Cidades Sustentáveis e Inovação e Produção e Consumo Sustentáveis (PCS).
Objetivo específico: Aprofundar o assunto contextualizando o tema no cenário nacional e mundial; identificando e propondo os principais desafios que precisam ser superados para que o tema aconteça; fazendo um recorte do assunto em propostas já elaboradas e em curso para a Rio+20; e trazendo exemplos que mostrem diferentes estratégias de trabalhar o tema.
Processo de construção: Texto preliminar proposto pela autora com base em leitura, indicações e troca de informações com pessoas da minha rede de relacionamento. Alguns textos referenciais também foram indicados pelo UniEthos.
Colaboradores desta etapa: Aline de Oliveira, Ana Letícia Silva, Antonieta Peres, Cecília Malta, Daniela Damiati, Fernanda Daltro, Giuliana Ortega, Gustavo Ferroni, Hugo Penteado, Inez Rodrigues, John Butcher, Luiz Macedo, Marcelo Linguitte, Márcia Bellotti, Pilar Cunha, Renato Moya, Violaine Laureans e Viviane Cunha.

Versão 2 (em anexo)

Tema: Cidades Sustentáveis e Inovação e Produção e Consumo Sustentáveis (PCS).
Objetivo específico:
Revisar o texto preliminar e identificar até 10 propostas de enfrentamento do tema que podem ser direcionados para a ONU, o governo, as empresas e o mercado.
Processo de construção: A partir deste momento o texto já começa a ficar com a "cara" de quem participou do seminário preparatório da Conferência Ethos Internacional 2012 (CE2012) ocorrido em 24Maio2012. Ajustes pontuais foram feitos como indicação de uma boa prática a ser citada no contexto, alterações na redação do desafio, mas o principal, foram a identificação e seleção de propostas. Participei como relatora do grupo que trabalhou um dos temas que redigi, que foi Cidades Sustentáveis e Inovação. Como os grupos de trabalham se reuniram ao mesmo tempo, a partir deste momento eu fico de expectadora dos avanços do outro texto que redigi, o do tema de Produção e Consumo Sustentáveis
Colaboradores desta etapa: O seminário foi um evento fechado e contou com a participação de empresas participantes dos Grupos de Trabalho do Ethos, organizações da sociedade civil e parceiros do Instituto Ethos envolvidos na preparação da CE2012 (empresas patrocinadoras e organizações que apoiam na organização).
Consulte matérias veiculadas no Valor Econômico e relacionadas aos dois textos: Indicadores para sinalizar a qualidade de vida nas cidades e Consumo crescente deve levar em conta recursos naturais. Quem não tiver acesso ao jornal pode consultar abaixo versão em PDF das matérias ou neste link que mostra todas as matérias referentes ao Seminário.

Versão 3 (em anexo)

Tema: Cidades Sustentáveis e Inovação e Produção e Consumo Sustentáveis (PCS).
Objetivo específico: Revisar as 10 propostas e selecionar até 3 propostas de enfrentamento do tema para a ONU, o governo, as empresas e o mercado que serão levadas para a Rio+20.
Processo de construção: Durante o 'Painel-Oficina 1 Cidades Sustentáveis' realizado em 11Junho2012, os participantes tiveram a oportunidade de fazer contribuições finais para o contexto e desafios do documento base, analisar as 10 propostas (complementando com novas propostas ou revisando as atuais) e fazer as escolhas das 3 propostas que o Instituto Ethos deve encaminhar para a Rio+20 para o tema. O documento finalizou com 18 propostas ao total (uma foi desconsiderada) e o processo de priorização consta no anexo 3. Como resultado final da oficina chegou-se a priorização das 3 propostas. Consulte os documentos logo abaixo.
O 'Painel-Oficina 9 Estabelecimento de Padrões Sustentáveis de Produção e Consumo' realizado em 13Junho2012, acompanhou a mesma dinâmica do anterior. Contudo o mesmo não foi acompanhado pela autora. A versão 3 do documento produzida no Painel-Oficina 9 será disponibilizo posteriormente pelo Instituto Ethos. O documento síntese com as 3 propostas que serão encaminhadas para a Rio+20 estão logo abaixo.
Colaboradores desta etapa: Participantes da CE2012 inscritos no Painel-Oficina 1 (por volta de 200 pessoas).

Estratégias para encaminhar as propostas serão apresentadas na Rio+20

- Entrega ao público participante durante a Rio+20 no Rio de Janeiro.
- Entrega simbólica ao Ministro Gilberto Carvalho.
- Empresas e parceiros (Oded Grajew em Cidades e Hélio Mattar em PCS) que forem participar dos diálogo sustentáveis promovido pelo governo brasileiro.
- Qualquer pessoa que tiver em mãos a versão 2 pode divulgar nas suas redes e colocar na plataforma virtual dos diálogos sustentáveis: https://www.riodialogues.org/pt-br/login?destination=homebox/1.
- Quem quiser pode analisar as 3 propostas que saíram deste processo de consulta do Instituto Ethos frente às propostas existentes na plataforma do governo brasileiro e reforçar com um voto http://vote.riodialogues.org/?l=pt

Ċ
Carla Stoicov,
25 de mai de 2012 07:00
Ċ
Carla Stoicov,
1 de jun de 2012 08:05
Ċ
Carla Stoicov,
13 de jun de 2012 10:02
Ċ
Carla Stoicov,
1 de jun de 2012 08:07
Ċ
Carla Stoicov,
1 de jun de 2012 08:08
Ċ
Carla Stoicov,
13 de jun de 2012 10:03
Ċ
Carla Stoicov,
13 de jun de 2012 12:45