Projetos‎ > ‎

Projeto Integrare

» Experiência de Carla Stoicov pela Tistu. «
» Estrutura do documento de avaliação disponível para download no final da página. « 

Avaliação Intermediária do projeto financiado pelo BID e coordenado pelo Integrare – Centro de Integração de Negócios para determinar se os objetivos, tal como definidos no marco lógico, vinham sendo alcançados até a data da avaliação, e determinar quais as possibilidades de que fossem alcançados até o término do projeto; identificar as forças e pontos que requerem atenção por parte do Integrare – Centro de Integração de Negócios como agência executora do projeto; e identificar alternativas que tenham potencial de melhorar o programa, o que poderia incluir modificações de atividades, responsabilidades do pessoal do Integrare – Centro de Integração de Negócios, cronograma de atividades e partidas orçamentárias entre outras

Missão do Integrare: "Promover e facilitar compras empresariais eficientes de empresas de grupos sociais da Diversidade e Inclusão Econômica." O projeto estimula a inclusão econômica de grupos sociais tradicionalmente excluídos, através da cadeia de suprimentos de grandes companhias, utilizando como benchmarking o modelo americano do NMSDC (National Minority Supplier Development Council).

Em paralelo foi coordenada a Pesquisa de Avaliação do projeto junto a 30 MPEs (Micro e Pequenas Empresas) como meio de obter a avaliação do ponto de vista dos principais beneficiários, aqueles para o qual o projeto foi desenhado.

Integra a avaliação analisar:

  • a relevância do projeto:
    • os pressupostos identificados no desenho do projeto continuam válidos?
    • a validade lógica de como o projeto proposto continua valendo?
  • a eficiência do projeto:
    • indicadores de recursos (planejado x realizado)
    • análise do controle de custos
    • orçamento planejado x realizado
  • a efetividade do projeto: análise dos objetivos estratégicos descritos no propósito
    • indicadores de resultado (planejado x progresso do realizado)
    • potencial de alcançar os resultados e efeitos do projeto (ainda não alcançados)
  • conclusão
    • propostas de melhorias na execução do projeto
    • lições aprendidas e fatores críticos de êxito
    • síntese das recomendações

A metodologia adotada para a realização desta Avaliação Intermediária do projeto ATN/ME – 10349-BR se baseou em quatro áreas:

  1. análise de documentos originais e que por ventura tenham passado por revisão, mas ambos aprovados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Multilateral de Investimento (FUMIN);
  2. análise de relatórios e documentos de progressos produzidos pela Agência Executora e encaminhados ao BID/FUMIN até o momento;
  3. depoimentos de atores envolvidos; e
  4. informações armazenadas em sistemas de monitoramento da Agência Executora relativos aos processos e gestão do projeto.
O relatório final é primeiro apresentado à Agência Executora que pode, neste momento, fornecer informações complementares que porventura não tenham sido dadas anteriormente ou até, em conjunto com a avaliadora, fazer ajustes nas propostas de encaminhamento. Posteriormente a avaliadora encaminha a Avaliação diretamente para o/a representante do BID. O/a representante pode solicitar informações adicionais, melhor detalhamento ou enfoque e esclarecimentos extra relatório. Para o/a representante o documento de Avaliação Intermediária subsidia a decisão de fazer um acompanhamento mais próximo da Agência Executora, no caso dos resultados não serem positivos, ou a tranquilidde de que o projeto caminha para atendimento do seu propósito.

Beneficiados diretos do projeto: Integrare e BID
Beneficiados indiretos do projeto: Empresas compradoras e MPEs
ċ
Avaliação(esqueleto).wwf
(2922k)
Carla Stoicov,
21 de mar de 2011 08:45