Projetos‎ > ‎

Programa Tear

» Experiência de coordenação de Carla Stoicov quando trabalhou no Instituto Ethos. «

Coordenação geral do Programa Tear - Tecendo Redes Sustentáveis que teve como principal objetivo implantar medidas de responsabilidade social empresarial (RSE) em 108 pequenas e médias empresas (PMEs) inseridas na cadeia de valor de 9 grandes empresas em 7 setores da economia. Responsável pela elaboração dos relatórios semestrais de progresso do projeto, relatórios financeiros e de prestação de contas junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), financiador da iniciativa, e gestão do orçamento de US$ 2,6 milhões. O projeto foi premiado pelo O Globo no Prêmio Faz Diferença 2008 na categoria Razão Social.

O projeto iniciou com a elaboração da Metodologia Tear de Trabalho em Cadeia de Valor que norteou a implantação de uma gestão socialmente responsável nas empresas incorporando a RSE em suas estratégias de negócios. A Metodologia propõe a convergência de ferramentas de gestão empresarial com ferramentas de RSE dando a possibilidade de cada empresa definir seu foco e prioridade de ações.

Outro produto desenvolvido dentro do âmbito do Programa foi a 1ª edição da Pesquisa Nacional em RSE 2007 abrangendo 15 setores da economia.

Ao longo dos três anos de duração do Programa mais de 20 consultorias estiveram envolvidas diretamente na implantação das ações do projeto ou no desenvolvimento de produtos específicos. Forma mais de 5.000 horas de consultoria nos atendimentos individualizados às PMEs.

O projeto também previa a realização de 4 Seminários Regionais do Programa Tear e de 2 Oficinas de Gestão sobre cadeia de valor na Conferência Internacional Ethos (2007 e 2008), eventos com público de 250 pessoas.

Depoimentos de empresas participantes e suas histórias de sucesso podem ser lidas em matéria publicada na época. Adicionalmente, algumas práticas foram registradas no Banco de Práticas do Instituto Ethos. Escolha o Tema Programa Tear e depois clique na aba Caso Concreto.

Informações consolidadas sobre o Programa e resultados alcançados podem ser consultadas diretamente no site do Instituto Ethos.

Para se checar nos resultados foi elaborada uma Linha de Base (em anexo) para coletar informações detalhadas de cada uma das PMEs participantes do programa. A parte mais difícil da apuração dos resultados foi determinar o que seria perguntado na Linha de Base. O processo de responder o que a Linha de Base solicitava foi um grande aprendizado para as PMEs já que, para grande parte das informações solicitadas, foi exigido o envio de evidências. Por exemplo:
- ao informar que 2 planos de ação foram elaborados os mesmos deveriam ser enviados ao Ethos;
- para registrar que determinado evento sobre RSE foi realizado, fotos, convite, release ou lista de presença foram encaminhados junto com as respostas.
Não foi fácil pois é natural que as empresas façam as ações, realizem os planos sem registrar o histórico de como ocorreu e sem apurar seus resultados finais, mesmo que tal iniciativa tenha obtido bons frutos.

Beneficiados diretos do projeto: PMEs
Beneficiados indiretos do projeto: Funcionários e parceiros comerciais das MPEs
ċ
Linhadebase-compiladodoProgramaTear.pdf
(213k)
Carla Stoicov,
29 de out de 2010 16:12